sábado, 18 de agosto de 2012





As vocações dons do amor de Deus!

Vida Religiosa
Madre Asssunta Marchetti

Queridos irmãos e irmãs, já estamos no terceiro domingo do mês de agosto, mês vocacional. Ainda refletindo sobre as vocações, queremos hoje falar sobre a vocações religiosa.

O beato Papa João Paulo II, em sua Exortação Apostólica pós-sinodal "Vita Consecrata", sobre a vida consagrada e a sua missão na Igreja e no mundo no número 1: "A vida consagrada, profundamente arraigada nos exemplos e ensinamentos de Cristo Senhor, é um dom de Deus Pai à sua Igreja, por meio do Espírito. Através da profissão dos conselhos evangélicos, os traços característicos de Jesus - virgem, pobre e obediente - adquirem uma típica e permanente visibilidade no meio do mundo, e o olhar dos fiéis é atraído para aquele mistério do Reino de Deus que já atua na história, mas aguarda a sua plena realização nos céus".

Neste sentido, inúmeras são as congregações religiosas, dos mais variados carismas que contribuem para fazer com que a Palavra e o amor de Deus atinjam a todos, seja através da vida contemplativa, da vida missionária ou da caridade pastoral.

Hoje queremos destacar o exemplo da Serva de Deus Madre Assunta Marchetti. Italiana de nascimento, veio para o Brasil em 1895 e com o irmão, o Pe. José Marchetti, se dedicou aos órfãos dos emigrantes italianos.
Seguindo sua vocação, junto com a mãe outras duas irmãs, apresentadas a Dom Scalabrini, fundaram as "Servas dos Órfãos e abandonados".

Madre Assunta, feliz por ter sido chamada pelo senhor a seguir seus passos, via Jesus presente nos pobres, nos doentes e nos migrantes. Fiel à sua vocação, dedicou sua juventude aos pequeninos, tornando-se mãe daqueles que se tinham tornados órfãos.

Madre Assunta é considerada modelo de incansável missionariedade e corajosa dedicação no serviço da caridade. Diante das dificuldades afirmava constantemente: "Deus vê, Deus provê"!
Em nossa diocese, Madre Assunta trabalhou na organização do serviço de enfermagem da Santa Casa de Monte Alto. Aí, Madre Assunta foi uma presença feminina corajosa e muito ungida pelo Espírito Santo, ajudando os profissionais d área da saúde bem como os funcionários daquele hospital a agirem de forma solidaria, socializando a ciência, a espiritualidade e humanizando o serviço da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário