sexta-feira, 10 de agosto de 2012


As vocações, dons do amor de Deus!

Ministérios Ordenados

Dom Gabriel Paulino Bueno Couto



Queridos irmãos e irmãs, acolhendo as palavras do nosso Santo Padre o Papa Bento XVI, somos chamados a olhar para as vocações, como dons do amor de Deus. Ao longo de todo o ano, devemos como Igreja, suplicar ao Senhor da Messe que não falte operários para trabalhar na sua vinha.

Agosto, mês vocacional, nos faz olhar para a nossa realidade e intensificarmos as nossas orações pelas vocações, sejam elas, ao ministério ordenado, à vida consagrada, à familiar e ao engajamento leigo no seio da comunidade.

Nesta primeira semana do mês de agosto, rezamos pelas vocações sacerdotais. Em tempos de profundas transformações e constantes desafios queremos pedir ao senhor que suscite em nossas comunidades jovens dispostos a assumirem o chamado vocacional, o amor de predileção: "não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei para dardes fruto" (Jo 15,16).

Neste sentido, queremos apresentar como exemplo de vocação sacerdotal o Bispo Auxiliar da Diocese de Jaboticabal, Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, que esteve em nossa diocese entre os anos 1947 a 1953.

Homem de estatura franzina, mas de grande estrutura espiritual, renderam-lhe a fama de santo e místico.

Em nossa diocese, fundou o mosteiro "Flos Carmeli", trazendo para a cidade de Jaboticabal oito irmãs coristas e duas leigas, que, acolhidas na casa paroquial da Sé Catedral, iniciaram, de forma provisória, a vida no mosteiro. Em 16 de maio de 1952, memória de São Simão Stock é inaugurado o prédio do novo mosteiro, onde em junho do mesmo ano, três monjas brasileiras ingressam na comunidades monástica.

Como bispo, Dom Gabriel passou por várias dioceses. Foi bispo auxiliar Diocese de Taubaté, da Arquidiocese de São Paulo e por fim, bispo diocesanoda Diocese de Jundiaí.

Em Jundiaí, assumindo o governo daquela diocese disse: "Foi para vos anunciar o mistério de Cristo. A minha missão junto de vós é levar cada um à consciência do Cristo em vós, de vossa inserção no mistério de Cristo".

O centro de toda a sua vida era a oração e a pastoral. Maria era a sua inspiração. Deseja servir a Deus na sua Igreja com a humildade de um filho de Nossa Senhora. Por isso o seu lema episcopal dizia: "Filius Ancilae Tuae" (Filho da tua serva).

Em Jundiaí, permaneceu até o ano de sua morte, 1982, onde ainda no leito de morte dizia: "Jesus é para o padre mais que uma exortação, é a memória de sua vida!".

Hoje tramita naquela diocese a causa de sua beatificação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário