sexta-feira, 4 de maio de 2012

Acompanhamento e Discernimento Vocacional

De acordo com o Plano Formativo da Pessoa dos Futuros Presbíteros de nossa diocese,  o Período de Acompanhamento e Discernimento Vocacional é composto por duas etapas: a etapa dos encontros vocacionais, que tem duração mínima de um ano e a etapa das convivências com os que pretendem ingressar no Seminário Diocesano, com duração de um ano.

A meta deste período é acompanhar e orientar os vocacionados e vocacionadas, no processo de discernimento vocacional, para que possam dar uma resposta madura e generosa ao chamado de Deus. Já o objetivo, quer ser o de levar os jovens vocacionados, através de encontros vocacionais mensais e encontros direcionados para candidatos ao curso propedêutico, a uma reflexão sobre sua vocação como chamado de Deus à experiencia pessoal e profunda com Jesus Cristo e com sua Igreja.

A primeira etapa, ou seja, a etapa dos encontros vocacionais quer: 1) apresentar as dimensões da vocação como chamado: a) a vida como dom de Deus; b) o Batismo como inserção na vida da Igreja; c) as vocações na vida da Igreja (consagradas e leigas); 2) Apresentar a importância de um encontro pessoal com a pessoa de Jesus Cristo que nos chama a discipulado.

A segunda etapa, da convivência com os que pretendem ingressar no Seminário Diocesano pretende acolher e acompanhar jovens, com encontros mais direcionados, ajudando-os no processo de discernimento e de uma decisão madura. Destaca-se aqui, dois aspectos: a) participação em cinco encontros direcionados para convivência; b) duas visitas anuais aos párocos e aos familiares visando conhecer a realidade onde o jovem está inserido.

Um comentário: