quinta-feira, 28 de março de 2013


Depois do sucesso do YOUCAT, a Agenda YOUCAT, o Youcat Orações, (todos já disponíveis em língua portuguesa) o “YOUCAT – Curso para o Crisma” (em processo de tradução), agora está sendo preparado para a Coleção YOUCAT, o DOCAT. O nome embora seja uma combinação do verbo Inglês “fazer” e “Catecismo” (fazer alguma coisa) (Catecismo), ele descreverá em 12 capítulos numa linguagem jovem, a Doutrina Social da Igreja Católica e seu impacto nas áreas de trabalho, negócios, política, meio ambiente e paz. 

O DOCAT terá o mesmo o design gráfico e formato do nosso Catecismo Jovem. Segundo Bonacker Marco, colaborador do projeto, teólogo e Doutor em Ciências Sociais, “essa nova ferramenta também será baseada em perguntas e respostas, para que o jovem compreenda e se aproxime do que a Igreja ensina em sua Doutrina Social”. Para isso recentemente um grupo de jovens foram novamente convidados para durante um fim de semana fazerem um teste sobre o que está sendo elaborado. A obra também conta com colaboração e orientação do Cardeal Arcebispo de Munique, Reinhard Marx e do especialista em assuntos sociais e político, Norbert Blüm.

O DOCAT, seguindo os passos e propostas da Nova Evangelização, vem para recordar aos jovens que sua principal tarefa enquanto cristãos em todo o mundo é também encher de Fé, Esperança e Caridade, os espaços, que pouco foram sendo instrumentalizados, esvaziados de sentido e dignidade. A Igreja como mãe também pensa nas questões sociais, tem sempre algo importante para contribuir e naturalmente se preocupa com tudo o que deve ser bem ordenado para está a serviço de todos. No Século XIX, a industrialização teve um importante crescimento. Mas a Igreja não ficou em silêncio sobre os efeitos negativos da Revolução Industrial e da Urbanização, no que dizia respeito à violação da dignidade humana e dos direitos humanos e sociais. Diante disso ela trouxe ao mundo o seu olhar por meio da Encíclica “Rerum Novarum” do Papa Leão XIII. Uma outra importante contribuição foi a “Pacem in Terris” do Papa João XXIII, publicado em abril de 1963 . E os seus sucessores como Bento XVI e João Paulo II também deixaram um bonito legado sobre o modo como a Igreja reflete o homem na sociedade. Nosso querido Papa Francisco tem nos acenado pouco a pouco que os seus passos seguirá também os dos seus antecessores, sobretudo no que diz respeito à presença no mundo de uma “Igreja chamada a sair de si mesma para ir às periferias, não só às geográficas, mas também às periferias existenciais: as do mistério do pecado, da dor, da injustiça, da ignorância e prescindência religiosa, do pensamento, de toda miséria”.

O DOCAT tem, portanto o desejo de trazer aos nossos jovens numa linguagem dinâmica e atraente toda essa riqueza de ensinamentos sociais da nossa Igreja. Como certamente esse novo instrumento de formação atrairá a atenção de muitos, vale lembrar que a obra que será lançada pelo YOUCAT CENTER de Augsburg entre julho e outubro desse ano, é originalmente alemã. E o processo de concessão para os direitos de tradução e publicação é naturalmente lento. Sendo aprovado durante o curso do segundo semestre pelos órgãos competentes, (tanto a Editora que detém os direitos autorais para a língua portuguesa, quanto a Conferência Episcopal Local), provavelmente já teríamos o DOCAT entre nós a partir de 2014. Enquanto não chega por aqui, rezemos e usemos o que de bom já temos: o Catecismo Jovem, a Agenda, e o Youcat Orações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário