quarta-feira, 14 de novembro de 2012


BIOGRAFIA DE DOM LUIZ EUGÊNIO PEREZ
BISPO EMÉRITO DE JABOTICABAL

Nasceu a 5 de maio de 1928, em Orlândia, Estado de São Paulo. Filho de José Perez e Maria Vieira Perez. Aos 12 anos ingressou no Seminário Menor de Campinas e, em 1948, no Seminário Central do Ipiranga, São Paulo, onde cursou Filosofia e Teologia. Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1954, pelo saudoso Dom Luiz do Amaral Mousinho, então Bispo de Ribeirão Preto; inicia seu trabalho como vigário cooperador na Catedral de Ribeirão Preto, onde permaneceu até 1956. Foi pároco de Cravinhos-SP, de 1957 até 1970.
Após servir como pároco foi nomeado Bispo de Jales, em 16 de março de 1970, pelo Papa Paulo VI, ordenado em 11 de junho do mesmo ano, pelo núncio apostólico Dom Humberto Mozzoni e pelos consagrantes Dom José Bernardo Mieli e Dom Jaime Luis Coelho. No dia 2 de julho do mesmo ano, tomou posse da Diocese de Jales, como segundo Bispo Diocesano, sucedendo Dom Arthur, ali permanecendo até o ano de 1981.
Sua transferência para Jaboticabal, como seu terceiro bispo diocesano, em sucessão ao Dom José Varani, foi em 29 de agosto de 1981. Suas principais realizações à frente da Diocese de Jaboticabal, dentre outras, foram: aquisição da Rádio Vida Nova, pertencente à Fundação Nossa Senhora do Carmo, que funciona como porta-voz da mensagem da Igreja Católica, no quarto andar do edifício da Sede Social Diocesana; a instalação do Seminário Propedêutico "Beato Frei Galvão"; a construção da Casa de Encontros "Nossa Senhora de Fátima" e Seminário Diocesano "Nossa Senhora do Carmo", como também a criação das Assembléias Diocesanas de Pastoral. O ponto alto de seu episcopado frente a Diocese de Jaboticabal foi a celebração do "Jubilaeum A. D. 2000".
Em 25 de junho de 2003, Sua Santidade o Papa João Paulo II aceitou o pedido de renúncia de Dom Luiz e nomeou Dom Antônio Fernando Brochini, CSS, até então seu Coadjutor, como o quarto Bispo Diocesano de Jaboticabal.

JUBILEU de PRATA de DOM LUIZ
Um fato marcante do episcopado de Dom Luiz, em Jaboticabal, aconteceu no dia 11 de junho de 1995, quando se comemorou com muita alegria o Jubileu de Prata de sua ordenação episcopal. Iniciando a comemoração, houve, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, concelebração da Santa Missa por bispos e padres vindos de diversas localidades, dentre eles: Dom Jaime Luiz Coelho, arcebispo de Maringá - PR; Dom Gilberto Pereira Lopes, arcebispo de Campinas; Dom Arnaldo Ribeiro, arcebispo de Ribeirão Preto; Dom Antônio Maria Mucciolo, arcebispo de Botucatu; Dom Aloysio José Leal Penna, bispo de Bauru; Dom Eduardo Koalik, bispo de Piracicaba; Dom Luiz Demétrio Valentini, bispo de Jales; Dom Pedro Fré, bispo de Barretos; Dom Constantino Amstalden, bispo de São Carlos; Dom Diógenes Silva Mathes, bispo de Franca; Dom Bruno Gamberini, bispo de Bragança Paulista e Dom José da Silva Chaves, bispo de Uruaçu - GO. Participaram, ainda, centenas de convidados: religiosos e religiosas, seminaristas, autoridades civis de todas as paróquias da Diocese de Jaboticabal e de outras regiões. Durante a celebração foi feita a leitura de uma mensagem do Papa João Paulo II, enviada por meio de carta na qual Sua Santidade cumprimentava Dom Luiz pela data. Em seguida, houve uma fraternal recepção na Casa de Encontros Nossa Senhora de Fátima, onde Dom Luiz não escondia sua satisfação de estar entre tantos amigos, principalmente, Dom Jaime Coelho, arcebispo de Maringá, de cujas mãos recebera sua ordenação episcopal, quando desempenhou a função de um dos consagrantes, em 11 de junho de 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário